Seminário sobre transtornos mentais (TOC)

23/03/2011 21:15

A apresentação discorreu de modo dinâmico e construtivo, de modo que, tal como passávamos informações, capacitando às demais equipes e integrantes do PET, enriquecíamo-nos com o conhecimento que também nos era oferecido sobre o transtorno bipolar e a esquizofrenia. Mostramos quais os frutos que colhemos ao longo de nossa pesquisa, revelando que o TOC é uma doença mental crônica (transtorno psiquiátrico), faz parte dos transtornos de ansiedade e se manifesta pela presença de sintomas que denominamos obsessões e/ou compulsões.

As causas do TOC, conforme estudamos são: predisposição genética, situações de estresse, fatores neurobioquímicos (serotonina, dopamina), infecção pós ação de estreptococos beto-hemolíticos  do grupo A, alterações hormonais durante a gestação e pós-parto e fatores psicológicos. Quanto ao tratamento, expomos que o tratamento farmacológico (Inibidores seletivos de recaptação de serotonina, ISRS, e clomipramina), a psicoterapia (a união de uma antiga e grande força da psicologia - o comportamentalismo, com a mais recente terapia cognitiva do psiquiatra americano Aaron Beck resultou na terapia cognitiva comportamental) e a Psicocirurgia (mais radical, após uma lesão cirúrgica muito específica no feixe cingulado cingulotomia, aproximadamente 30% dos pacientes se beneficiaram de maneira substancial).

Por fim, nossa apresentação nos deu a oportunidade de conhecer não apenas um transtorno, mas também a capacidade que o homem tem de criar seus próprios problemas, a fim de entendermos como podemos ajudar a resolvê-los. A apresentação das demais equipes (esquizofrenia e transtorno bipolar) também foi de grande importância em termos de enriquecimento do saber, dado que nos foi lecionado outras categorias de transtornos mentais.

Autor: Lucas Kayzan