Dieta saudável pode diminuir risco de Alzheimer?

17/06/2011 15:39

 

Segundo um novo estudo, uma dieta saudável não é apenas boa para o seu corpo: faz bem também para o cérebro, e pode ajudar a afastar mal de Alzheimer.

No entanto, os pesquisadores observam que mudanças na dieta podem não ajudar a proteger a saúde mental daqueles que já estão enfrentando problemas com a memória.

O estudo mediu os níveis de biomarcadores (como a insulina, colesterol, glicemia) associados à doença de Alzheimer, incluindo certas proteínas encontradas no fluido espinhal.

Ao longo do estudo de quatro semanas, os participantes saudáveis ​​que consumiram uma dieta rica em gorduras saturadas e alimentos que rapidamente aumentam o nível de açúcar no sangue apresentaram mudanças nos níveis destes biomarcadores.

Segundo os pesquisadores, isso poderia indicar um detrimento para a saúde do cérebro. Em contraste, aqueles que seguiram uma dieta saudável tiveram exatamente o efeito oposto sobre estes biomarcadores.

“A dieta pode ser um poderoso fator ambiental que modula o risco do mal de Alzheimer”, afirmam os pesquisadores.

Os participantes que haviam tido problemas leves de memória apresentaram resultados diversos e não se pode tirar conclusões seguras do experimento. De acordo com os cientistas, isso sugere que intervenções dietéticas são menos eficazes quando o comprometimento cognitivo já tiver começado.

Os resultados são preliminares e mais estudos são necessários para confirmar as descobertas. Até agora, os pesquisadores não têm provas suficientes para dizer que mudanças na dieta – ou qualquer outro fator comportamental – possa prevenir a doença.

Mais trabalhos adicionais também são necessários para identificar quais biomarcadores especificamente influenciam as chances de desenvolver mal de Alzheimer.

Estudos anteriores já haviam sugerido uma ligação entre dieta e capacidade cognitiva. Por exemplo, diversas pesquisas têm encontrado uma associação entre obesidade e risco aumentado de demência.
 

www.livescience.com/14599-changing-diet-decrease-risk-alzheimer.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Livesciencecom+%28LiveScience.com+Science+Headline+Feed%29&utm_content=Google+Reader