Maconha aumenta risco de distúrbios psicóticos.

03/04/2011 14:00

Uso na juventude provoca efeitos na maturidade, defende estudo multinacional.

"Surtos psicóticos: quanto maior for o consumo de maconha durante a juventude, maiores serão os sintomas na fase adulta" (Doug Menuez/Thinkstock)

 

Adolescentes e jovens adultos que consomem maconha são mais propensos a sofrer de transtornos psicóticos na idade adulta, afirma estudo publicado no British Medical Journal. O levantamento foi realizado por uma equipe de cientistas da Maastricht University, da Holanda.

Cientistas alemães e holandeses, assim como especialistas do Instituto de Psiquiatria de Londres, analisaram o comportamento de 1.900 pessoas, com idades entre 14 e 24 anos, durante oito anos. Os voluntário foram divididos em dois grupos: os usuários da substância e os não usuários.

"O consumo de maconha é um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas psicóticos", afirmam os cientistas. Entre os sintomas elencados no estudo, a alucinação se mostrou a mais frequente. E, segundo os dados levantados, quanto mais intenso o uso da droga, mais severos os sintomas apresentados.

"Este estudo acrescenta informação adicional às evidências estabelecidas de que o consumo contínuo de maconha aumenta consideravelmente o risco de sintomas e doenças psicóticas", afirmou Robin Murray, professor de pesquisa psiquiátrica no instituto londrino.

 

FONTE:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/maconha-aumenta-risco-de-disturbios-psicoticos